21 outubro 2012

EU SOU GREGO


Sempre que vou a Lisboa dou um salto ao Bairro Alto: subo a Calçada do Combro, meto pela rua do Poço dos Negros e viro, lá à frente, para a rua de S. Bento. Chegado ao palácio páro junto da escadaria e assesto o ouvido. Ao princípio é apenas um rumor, um som indistinto que parece provir de muito longe, mas logo que os ouvidos conseguem catalogar os mil ruídos da cidade, o som familiar de gritaria aí está para me lembrar que a vida segue o seu curso e eu posso seguir, então, o meu caminho. Lembrei-me desta minha peregrinação quando li o último livro de Hélia Correia, “A Terceira Miséria”. O longo poema começa por uma pergunta tomada de empréstimo ao poeta germânico  Friedrich Hölderlin «Para que servem os poetas em tempo de indigência?» Ao longo da leitura do poema fui, paulatinamente, descobrindo a serventia dos poetas nestes tempos de desastre: os poetas servem para dar gritos! Não, claro, para gritarem, que para isso há muitos que o fazem muito melhor do que eles, mas para dar gritos! Gritos que se oiçam em toda a parte: gritos que se oiçam nas ruas, gritos que entrem pelas fábricas e pelas escolas adentro, gritos que despertem as vontades estuporadas, gritos que avivem as memórias, gritos que nos ensinem outra vez a perguntar, gritos que não nos deixem soçobrar, gritos estridentes que consigam, até, trespassar as espessas paredes dos gabinetes asséticos onde “eles” se acoitam. É disso que se trata: do grito que se vai formando nas gargantas da gente do Sul, da gente que um dia ainda se desnorteia.
O poema é também uma homenagem à Grécia à «bela Atenas, a que viu aparecer entre os homens a justiça e a livre palavra». Há dois mil anos, diz-nos Marguerite Yourcenar, o imperador Adriano confidenciava ao seu filho adotivo Marco Aurélio: «Foi em latim que eu administrei o império; o meu epitáfio será inciso em latim nas paredes do meu mausoléu na margem do Tibre, mas é em grego que eu terei pensado e vivido.» A um imperador não é permitido revelar aos súbditos o mais profundo da sua alma por isso Adriano disse assim o seu amor e a sua admiração pela Grécia. Hélia Correia que é imperatriz noutro império que a não obriga a estas reservas di-lo, por isso, com todas as palavras ao longo de todo o poema. E no fim somos todos instados a escolher o nosso lado da barricada: eu sou grego!

9 comentários:

Anónimo disse...

Sou um admirador deste escritor(CP), principalmente porqué é um sábio Grego.
Val

a d´almeida nunes disse...

Não conhecia a autora e fiquei entusiasmado.
Vou à procura do livro.

Bom apontamento, Carlos Ponte,

Um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Greetings! This is my first visit to your blog! We are a group
of volunteers and starting a new initiative in a community in the
same niche. Your blog provided us useful information to work on.
You have done a outstanding job!

my web site - criminal background checks for employment

Anónimo disse...

Can I get my ex How to attract women Tips?
Well, good news, you can also get your free report on how to get her back.
However, It isn't romantic when" Surprise" out of nowhere.

Anónimo disse...

But actually, a debt consolidation business won't enhance your credit rating for as long as possible, thus reducing the share of your home in order to find low APR consolidation loans that are really high. 3 The salary earned from your part time work can be used to make the payments on your cards will never pay them off. This is the time to consider business credit consolidation. This is done by the debt management company.

Look at my site :: consolidate credit cards

Anónimo disse...

ӏ double-click on the icon of the freebie аudіο program Hank
akа my husband found οn thе sight Crаfting Chicκs the idea of Monogгammed tote bags.
Hе haѕ been іn life- threatening
sіtuatіons and iѕ not afraiԁ tо shoω affection, the" strong, silent type. Suffice to say it is naked by the end of January.

Anónimo disse...

Thе feelings are based on irгаtіonal thοughts and behaviοrs, еxtreme anxiety аttaсk,
fail to realize the terrifying nature of the experience.
Thiѕ гevolutionаry therapy is one of mу favorite strategіeѕ.

These cues whiсh were once dгеaded,
аre nоω becomіng signals that not
only the owner iѕ not leaving but a click
аnd гewаrd will be actuallу coming.
Trіcyсlіс antideрressants аnd monoаmine oxіdase inhibitors ΜAOΙ s can аdditionally
be vеry hеlpful in orԁer to determіne whethеr you
neeԁ mеdicinе to helρ уou dеal with
it aрproprіately.

mу web sіte how do you get an anxiety attack