05 maio 2007

ARBEIT MACHT FREI

"A viagem não durou mais de vinte minutos. Depois o camião parou, viu-se uma grande porta, encimada por umas palavras fortemente iluminadas (a lembrança dessas palavras ainda me assalta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI, o trabalho liberta"

Primo Levi, Se isto é um homem


A fazer fé nas notícias que me chegaram, Paulo Portas foi passar o 1.º de Maio à Madeira. Dito deste modo, até parece que o homem foi em lazer, mas não, a visita teve como objectivo apoiar o CDS da ilha na campanha eleitoral para as legislativas antecipadas. Não sei se arengando às massa, ou instado por algum jornalista, Paulo Portas – Paulinho dos mercados, para os mais chegados –, lá foi dizendo, presume-se que naquele seu jeitinho populista, sobre o dia que se comemorava: “para nós, CDS/PP, trata-se de um festejo que acarinhamos”. Até aqui tudo bem. Embora dito desta forma soe, como diria o outro, esquisito, todos nós, por qualquer razão, acarinhamos o Primeiro de Maio. Mas Portas continuou: “Nós acreditamos no valor do trabalho”. Sim, de acordo, também nós! “Nós acreditamos que o trabalho liberta”.
Nós, que nos lembramos, ainda, o que aconteceu a todos aqueles a quem um dia foi dito que “o trabalho liberta”, não gostamos de ouvir, naquelas circunstâncias, repetidas essas palavras por um político da nossa praça.
Paulo Portas, a par de muitos defeitos – que os terá, naturalmente –, é uma pessoa inteligente. Sabe a conotação daquelas palavras e, se o quisesse, teria encontrado outras que dissessem o mesmo. Mas não o fez. Porquê? Terá sido porque quaisquer outras que arranjasse nunca teriam a mesma força? Ou porque só com aquelas conseguia expressar o seu pensamento, em toda a sua plenitude?

5 comentários:

olho_azul disse...

passei por aqui para desejar um bom fim de semana!

Tozé Franco disse...

Quero acreditar que tenha sido apenas um descuido.
Um abraço.

Laurentina disse...

Apenas para desejar um bom domingo.
beijão grande

Anónimo disse...

Que o Paulo Portas é um tipo inteligente, isso é inquestionável… mas brinda-nos, frequentemente, com verdadeiros episódios de parvoíce!!! Sempre que tal acontece percebe-se que ele tem propósitos muito claros de capitalização política. Por isso…só ele sabe os desígnios do discurso, mas estou tentada a admitir na tua insinuação…
Beijos
Helena Guerreiro

Anónimo disse...

Essa do "Trabalho Liberta" não se pode associar a nenhum representante de qualquer partido que aceite a Democracia.
Eu que eu vivi em Israel. E ver alguma associação com aquilo é demasiado mau.

João Moutinho