18 outubro 2010

NECESSIDADES BÁSICAS

Por alturas da primeira guerra do golfo, quando os beligerantes se preparavam para a contenda, um jornalista decidiu entrevistar o comandante de uma determinada companhia britânica que tinha a fama, e ao que parece também o proveito, de fazer sempre o “trabalho” bem feito. A certa altura da entrevista o jornalista perguntou ao coronel qual era o segredo para que a sua companhia fosse sempre tão “eficaz” no cumprimento das missões. A resposta saiu cristalina: O segredo está no estômago. Os meus homens sabem que têm as suas necessidades básicas asseguradas e a necessidade primeira é a alimentação. Um soldado esfomeado jamais conseguirá cumprir convenientemente a sua missão.
Lembrei-me deste episódio quando, ontem, li as conclusões de um estudo sobre as carências alimentares dos nossos jovens onde se conclui que 12% dos alunos vão para a escola com o estômago vazio. O estudo apurou ainda que no ano passado essa percentagem tinha sido já de 8% e que no próximo será ainda bem mais grave. Este é já o principal factor do insucesso escolar.
Há vinte anos, por alturas da guerra do golfo, Sócrates não tinha tempo para estas minudências. Coisas bem menos prosaicas, como a escolha de uma boa escola de engenharia para fazer a sua formação, ocupar-lhe-iam o espírito, de modo que não terá ouvido o Coronel. Foi pena. Se o tivesse ouvido talvez tivesse pensado em alimentar os nossos jovens convenientemente antes de enxamear as escolas com computadores. Não sei quem lhe terá dito que se abarrotasse as escolas de computadores, internet e quadros interactivos os nossos alunos, como que por magia, ficavam mais inteligentes e, dentro de meia dúzia de anos, ninguém notaria a diferença entre Portugal e a Finlândia. Não sei quem lhe terá dito, mas sei que doze em cada cem computadores já estão parados. Os donos têm de lutar por prover as necessidades básicas e essas não são, com certeza, um computador.

7 comentários:

Pedro Velhuco disse...

Não sejas assim; pelos vistos, a "fome" já bateu à porta do parlamento; basta relembrar da triste figurinha de Ricardo Gonçalves. Estará explicado a razão pela qual em Portugal só se produz leis de merda???
Um abraço

Ferreira disse...

Ora cá está!! Sempre é do diálogo que nasce a luz!! É claro que o Pedro Velhuco observou muito bem... O apalermado ricardo gonçalves disse o que disse e agora percebo porquê! A falta da cantina ao jantar não permite ao dito nem aos restantes comparsas, terem a barriguinha (ou pança?) confortàvel, e vai daí aquilo é só resoluções da matéria citada pelo Pedro... Matéria essa que eu bem sei que fim lhe dar, mas é melhor não dizer... Abraço!!

Anónimo disse...

[url=http://www.decorative-concrete.me/]decorative concrete[/url]
Not only is concrete useful, it lends itself to some vast variety of style selections which can make a dramatic difference in property landscaping plans, as well as improve property values. In addition on the traditional look, cement can have the ornamental physical appearance, really feel, and coloration of brick, tile, slate, or stone. Nowadays Cement Finishes have expanded to consist of an astounding array of ornamental options. Occasionally known as a cement driveway or painted concrete, Decorative Cement is 1 from the most reasonable techniques to spruce up the entrance to a property. Even though Plain gray Cement is nonetheless put in most frequently, more people are catching on to your dazzling results feasible with decorative cement, and seeing the instantaneous curb charm a decorative driveway can provide to any home, no matter what the model. You can find several causes why you need to have the vertical stamping on your concrete slabs. They enhance the attractiveness with the home and in the exact same time, add value in your property so that you just will be benefited in the event you market your house in future. The vertical overlays have many benefits in in contrast on the other possibilities available. For instance, you can achieve an excellent amount of details within the style with this sort of decoration. They're perfect to have the delicate and delicate hand curving that may be extremely exact. What's extra, there is no reason to stroll to the floor to complete the stamping.
[url=http://www.decorative-concrete.me/]decorative concrete[/url]


[url=http://www.decorative-concrete.me/]decorative concrete[/url]


decorative concrete
decorative concrete
decorative concrete

citadinokane disse...

Carlos,
Como estás?
abs,
Pedro

Carlos Ponte disse...

Olá Pedro!
Estou óptimo. Estaria melhor se não tivéssemso de timoneiro um certo figurão que teima em escolher sempre o pior caminho (até parece que semeia os escolhos antes de fazer a caminhada) mas de resto tudo bem.
E o meu amigo? Agora que o Lula vai governar por mais 4 anos (pelo menos por mais 4 anos), consigo entrever a satisfação que lhe vai na alma. Esta última foi uma provocação, não leve a mal. Aliás, descontando algumas amizades pouco recomendáveis, o homem até se esforçou.
Um grande abraço desde este lado.

citadinokane disse...

Carlos,
Estou feliz com a vitória de Dilma.
Serra destampou com sua campanha, algo que supunhámos que partido nenhum seria capaz de utilizar em campanha: - O ódio. Os preconceitos regionais foram reforçados por uma campanha despolitizada, temas religiosos vieram à tona, quase que alguns bispos conservadores juntamente com pastores evangélicos instituíam uma nova inquisição em nosso país...
Vencemos! A verdade venceu a mentira e o amor derrotou o ódio.
O povo mais humilde venceu. A elite paulistana perdeu, repare bem, o povo paulista votou maciçamente em Dilma, e a vitória de Serra em São Paulo, onde era governador, foi por margem pequena.
Um forte abraço,
Pedro

citadinokane disse...

Carlos,
O natal se aproximando...
Feliz Natal!
abs