18 outubro 2010

NECESSIDADES BÁSICAS

Por alturas da primeira guerra do golfo, quando os beligerantes se preparavam para a contenda, um jornalista decidiu entrevistar o comandante de uma determinada companhia britânica que tinha a fama, e ao que parece também o proveito, de fazer sempre o “trabalho” bem feito. A certa altura da entrevista o jornalista perguntou ao coronel qual era o segredo para que a sua companhia fosse sempre tão “eficaz” no cumprimento das missões. A resposta saiu cristalina: O segredo está no estômago. Os meus homens sabem que têm as suas necessidades básicas asseguradas e a necessidade primeira é a alimentação. Um soldado esfomeado jamais conseguirá cumprir convenientemente a sua missão.
Lembrei-me deste episódio quando, ontem, li as conclusões de um estudo sobre as carências alimentares dos nossos jovens onde se conclui que 12% dos alunos vão para a escola com o estômago vazio. O estudo apurou ainda que no ano passado essa percentagem tinha sido já de 8% e que no próximo será ainda bem mais grave. Este é já o principal factor do insucesso escolar.
Há vinte anos, por alturas da guerra do golfo, Sócrates não tinha tempo para estas minudências. Coisas bem menos prosaicas, como a escolha de uma boa escola de engenharia para fazer a sua formação, ocupar-lhe-iam o espírito, de modo que não terá ouvido o Coronel. Foi pena. Se o tivesse ouvido talvez tivesse pensado em alimentar os nossos jovens convenientemente antes de enxamear as escolas com computadores. Não sei quem lhe terá dito que se abarrotasse as escolas de computadores, internet e quadros interactivos os nossos alunos, como que por magia, ficavam mais inteligentes e, dentro de meia dúzia de anos, ninguém notaria a diferença entre Portugal e a Finlândia. Não sei quem lhe terá dito, mas sei que doze em cada cem computadores já estão parados. Os donos têm de lutar por prover as necessidades básicas e essas não são, com certeza, um computador.

6 comentários:

Pedro Velhuco disse...

Não sejas assim; pelos vistos, a "fome" já bateu à porta do parlamento; basta relembrar da triste figurinha de Ricardo Gonçalves. Estará explicado a razão pela qual em Portugal só se produz leis de merda???
Um abraço

Ferreira disse...

Ora cá está!! Sempre é do diálogo que nasce a luz!! É claro que o Pedro Velhuco observou muito bem... O apalermado ricardo gonçalves disse o que disse e agora percebo porquê! A falta da cantina ao jantar não permite ao dito nem aos restantes comparsas, terem a barriguinha (ou pança?) confortàvel, e vai daí aquilo é só resoluções da matéria citada pelo Pedro... Matéria essa que eu bem sei que fim lhe dar, mas é melhor não dizer... Abraço!!

Citadino Kane disse...

Carlos,
Como estás?
abs,
Pedro

carlos ponte disse...

Olá Pedro!
Estou óptimo. Estaria melhor se não tivéssemso de timoneiro um certo figurão que teima em escolher sempre o pior caminho (até parece que semeia os escolhos antes de fazer a caminhada) mas de resto tudo bem.
E o meu amigo? Agora que o Lula vai governar por mais 4 anos (pelo menos por mais 4 anos), consigo entrever a satisfação que lhe vai na alma. Esta última foi uma provocação, não leve a mal. Aliás, descontando algumas amizades pouco recomendáveis, o homem até se esforçou.
Um grande abraço desde este lado.

Citadino Kane disse...

Carlos,
Estou feliz com a vitória de Dilma.
Serra destampou com sua campanha, algo que supunhámos que partido nenhum seria capaz de utilizar em campanha: - O ódio. Os preconceitos regionais foram reforçados por uma campanha despolitizada, temas religiosos vieram à tona, quase que alguns bispos conservadores juntamente com pastores evangélicos instituíam uma nova inquisição em nosso país...
Vencemos! A verdade venceu a mentira e o amor derrotou o ódio.
O povo mais humilde venceu. A elite paulistana perdeu, repare bem, o povo paulista votou maciçamente em Dilma, e a vitória de Serra em São Paulo, onde era governador, foi por margem pequena.
Um forte abraço,
Pedro

Citadino Kane disse...

Carlos,
O natal se aproximando...
Feliz Natal!
abs