29 março 2006

HISTÓRIA INTERMINÁVEL

Um destes dias, na mesa ao lado, ouvi uma história que me fez arrebitar a orelha. Duas amigas conversavam. Falariam de trivialidades, talvez de doenças. Até que a certo ponto uma delas diz à outra. A voz embargada pela ira, o olhar faiscante de indignação:
- Sabes, ontem a minha mãe foi ao médico. No fim da consulta o médico disse-lhe que eram 25 euros. A minha mãe pediu-lhe um recibo dessa importância e não queres saber que o sacana (não me recordo bem se foi este o classificativo utilizado, mas se não foi este foi outro do mesmo jaez) do médico lhe disse? "- Então são 40 euros". A minha mãe, incrédula, lá teve que dizer, meio cabisbaixa: "- Então sem recibo".
Quando era pequeno ensinaram-me que era feio ouvir a conversa dos outros. Sigo à risca este ensinamento e só ouvi porque as duas amigas não tinham intenção de guardar a história só para elas. Faltou-me foi a coragem para perguntar o nome do médico (ou elas nunca o mencionaram durante a conversa ou foi um pormenor que me escapou), porque se o tivesse perguntado, e elas mo tivessem dito, prometo que o escancararia aqui!

Sem comentários: