26 março 2007

TRÉGUAS! ESTÁ A JOGAR O BENFICA

O meu amigo Zé Joaquim é Sportinguista – será um dos seus poucos defeitos, diga-se. Mas também, quem é perfeito? -, no entanto, tal vocação, não o impede de ver no Benfica o melhor clube do mundo. Atento como ele é, descobriu na Visão mais uma prova da grandeza encarnada. De uma entrevista que António Lobo Antunes concedeu à revista, o Zé respigou o seguinte:

Visão: Ainda sonha com a guerra?
Lobo Antunes: […] Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
Visão: Parava a guerra?
Lobo Antunes: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?
Visão: Não vou pôr isso na entrevista.
Lobo Antunes: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?

Pois é, tréguas na guerra só por alturas do Natal e nos jogos do Benfica.
Roam-se de inveja!

5 comentários:

Tozé Franco disse...

Enfim, descobri alguma utilidade para o Benfica, além de promover a felicidade de 6 milhões de portugueses de vez em quando(de onde em onde como diz o meu pai que é benfiquista).
É espantoso o que o futebol e a paixão clubística pode fazer.
Um abraço.

Mikas disse...

Oh eu sempre desconfiei disso hihi

a d´almeida nunes disse...

É verdade, sim senhor!
Quando o Benfica entra naqueles grandes jogos, o Povo fica suspenso! Calma aí, que hoje é dia "Benfica"!...
E dou comigo a alinhar com a malta!
Um abraço!
António

ferrreira disse...

Pois por muito que me custe tenho que acreditar nisto... É talvez a maior vitória do "Botas"... Conseguiu fazer prevalecer no tempo a doutrina benfiquista.
Bem sei que muitos dos sócios e adeptos o são por força ditatorial dos progenitores, que antes de sequer os baptizarem os tornam sócios do Benfica... depois aquela coisa de que não se é bom chefe de família (mais uma das máximas salazaristas)...
Há todavia uma coisa que me intriga, e que gostaria que com a tua invejável prespicácia me ajudasses a perceber : Como é que o raio do Botas permitia a cor vermelha nas camisolas??
Já agora um pequeno aparte... o tal Sportinguista a quem te referes tem defeitos muito piores.
Grande abraço

Unknown disse...

Não sei se provoca a (in)felicidade
a 6 milhões,sei que quando não ganha as minhas noites são muito mais agitadas.