20 abril 2006

AO PREÇO DA UVA MIJONA

Abriu hoje a Festa do Livro, na Praça da República. Logo que possa passarei por lá. Procurando bem, podemos ter a sorte de encontrar algo interessante. No ano passado, entre outras coisas, encontrei um livro delicioso ao preço da uva mijona: "A vida deste rapaz" de Tobias Wolff. Um livro autobiográfico que retrata a infância e adolescência do autor. As suas deambulações pela América profunda, seguindo a mãe, entretanto separada do pai. A dificuldade em enraizar-se em qualquer lugar. A relação tensa com os ocasionais companheiros da mãe. Enfim, uma pequena maravilha. Há uma versão "em celulóide" com o Robert de Niro e o Leonardo DiCaprio, mas não conheço. Se não leu, aconselho-o vivamente a passar por lá. Parece não ter grande procura por isso talvez encontre ainda um exemplar.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Carlos

Hoje comemoramos aqui o descobrimento do país. Que tal uma polêmica? O Brasil foi"descoberto" ou não terá sido invadido? rigorosamente falando, como é possível "descobrir" uma nação já habitada por cinco milhões de indígenas há mais de 20 mil anos antes do "descobrimento"?

Um abraço
Marco Aurélio

Marco Aurélio disse...

Carlos

Achei altamente oportuno e de bom gosto o extracto de "Tanto Mar". Não quis ser irônico.Realmente "achamento" é a palavra certa.Não podemos em hipótese alguma analisar os feitos dos séculos XV e XVI com a lente do século XXI. No caso das grandes navegaçãoes portuguesas e espanholas, foram das maiores realizaçôes da humanidade.Só comentei por que queria ver o que você pensava. Belo comentário que você fez!

Um abraço