10 abril 2006

O DINHEIRO SUJO DE JUDAS

Nos anos 70 do século passado, nas areias quentes de El Minya, no Egipto, é descoberto um manuscrito que esteve enterrado durante 1700 anos. Nos 30 anos seguintes circula de antiquário em antiquário até que chega a Zurique, às mãos de Frieda Nussberger-Tchacos. A sua intenção seria negociá-lo, mas, alarmada com a rápida degradação do códice, decide confiá-lo à Fundação Mecenas para a Arte Antiga da Suíça, em Basileia, para ser restaurado e traduzido. Cinco anos de intenso e ininterrupto trabalho e o Evangelho de Judas pode, finalmente, falar: "Este é o relato secreto da revelação que Jesus confiou em segredo a Judas Iscariotes três dias antes da Paixão", assim começa o documento. Judas que na tradição cristã sempre foi apresentado como o vil, o apóstolo maldito, aquele que entregou Jesus Cristo aos Romanos para ser crucificado, afinal pode tê-lo feito em conluio com Cristo. E isso porque Judas seria o favorito de Jesus e, por isso, aquele que Ele escolheu para o denunciar: "Tu excederás todos os outros. Pois tu sacrificarás o homem que me veste".
Depois desta descoberta, que os especialistas já vieram dizer que é autêntica e, além disso, havia já relatos que davam como certa a sua existência, a história não será propriamente reescrita, mas, do que parece não restarem dúvidas, é que abrirá a porta à reabilitação do mal amado Judas.
Enquanto a National Geographic desvendava esta descoberta, o Bispo da Funchal, na homilia do Domingo de Ramos, exortava os jovens a absterem-se de participar no Madeira Paradise Dance Festival 2006 que decorrerá na Sexta-feira Santa na Ponta do Sol. Dizia D. Teodoro de Faria: "Caros jovens, não vos deixeis seduzir em Sexta-feira Santa, por um evento musical que é uma falta de respeito às convicções religiosas do nosso povo. [...] Sexta-feira Santa é um símbolo sagrado, dia da morte de Jesus". Até aqui tudo bem. Compreende-se que D. Teodoro queira retirar os escolhos do caminho das suas ovelhas, mas, mais à frente, continuava D. Teodoro: "seduzir jovens para um megaconcerto em Sexta-feira Santa para negócio é sujar as mãos com o dinheiro de Judas"
D. Teodoro de Faria, Iminência, não seria do mais elementar bom senso ter-se abstido de falar do sujo dinheiro de Judas, pelo menos por agora?

1 comentário:

Marco Aurélio disse...

A descoberta do Evangelho de Judas é um grande achado arqueológico e espero que os religiosos entendam isso. A Última Tentação de Cristo, A Paixão de Cristo, e o Código da Vinci foram duramente atacados pelas igrejas. Agora é diferente. Não se trata de um filme ou de um livro. É um documento verídico.
Essa vai dar muita polêmica!

Um abraço

Marco Aurélio