O "Norteshoping" tem 3 pisos de estacionamento. Um deles tem a particularidade de se situar, literalmente, na cobertura do edifício. O arquitecto Eduardo Souto Moura imaginou uma peculiar forma de aceder ao referido estacionamento. Idealizou um cilindro com uma dupla hélice na sua superfície lateral: por uma sobe-se; pela outra desce-se. O interior do cilindro foi aproveitado para um espaço cultural: "Silo". Um belo e monumental espaço cultural, diga-se em abono da verdade, premiado - Prémio de Opinião - pela FAD (Foment de les Arts Decoratives) de Barcelona.
As paredes interiores foram cobertas com tijolo burro e o pé direito com cerca de uma dúzia de metros confere-lhe a monumentalidade que atrás referi.
Até ao dia 7 de Maio lá estará patente uma mostra de fotografia de Sérgio Santimano, um fotógrafo que nasceu e cresceu em Moçambique, ainda que com ascendência Goesa, e vive, presentemente, na Suécia.
A mostra retrata diversas facetas da vida em Moçambique: os tempos da guerra, a aprendizagem da paz, a ilha de Moçambique...
A reprodução aqui exibida refere-se a uma das fotografias expostas. Pelo seu significado foi uma das que mais gostei. Melhor que a fotografia só mesmo o título que Sérgio Santimano lhe deu: auto-retrato.
Sem comentários:
Enviar um comentário